Gestão Ambiental de Obra
Supervisão ambiental da obra
A supervisão ambiental de obra consiste no constante acompanhamento das atividades desenvolvidas na implantação do empreendimento, identificando não conformidades, corrigindo desvios, orientando os envolvidos e garantindo o cumprimento das condicionantes da licença de instalação. A supervisão ambiental de obra também atua na resolução de conflitos, prevenção e antecipação de ações que resultem em dano ambiental.
Supervisão e execução das condicionantes da licença de instalação LI
As condicionantes da Licença de Instalação são um compromisso assumido pelo empreendedor perante o órgão ambiental licenciador, sendo que o cumprimento das mesmas permitirá a obtenção da Licença de Operação. Neste cenário é de suma importância a execução e supervisão das condicionantes ao longo de todo o período de instalação, garantindo ainda que o empreendedor não esteja sujeito a penalizações em eventos de fiscalização.
Execução e supervisão do PBA
A eficácia do PBA (Plano Básico Ambiental) só é garantida por meio da correta execução dos programas ambientais que o compõem. Por vezes a responsabilidade pela execução destes programas é distribuída entre os diferentes atores que participam da obra. Faz-se necessário, neste contexto, a fiscalização centralizada da aplicação do PBA, por meio de indicadores previamente estabelecidos. A supervisão fornecerá subsídios para a correção da execução ou do planejamento dos programas ambientais.
Auditoria Ambiental de Obra
A auditoria ambiental é a ferramenta utilizada para a verificação do atendimento dos requisitos ambientais vinculados ao empreendimento durante a sua fase de instalação, sejam eles expressos pela licença ambiental, legislação vigente, normativas técnicas ou determinados pelas partes interessadas. Requer obrigatoriamente visão ampla e integral da atividade, e contempla análise documental e de campo.
Gestão de Conflitos
A fim de garantir a dinâmica da obra, exequibilidade dos projetos e a plena realização das medidas ambientais previstas, faz-se necessária a gestão de conflitos. Para tanto é necessária a visão multidisciplinar, interlocução com os diversos atores envolvidos no planejamento e implantação do empreendimento, bem como a capacidade gerenciar imprevistos e propor alternativas que conciliem as necessidades técnicas e ambientais do projeto. Esta é uma das especialidades da Biometria que acumula tal experiência ao longo de diversas obras de implantação de Parques e Complexos Eólicos em todo Brasil.
Gestão de Riscos Ambientais
Os riscos ambientais estão vinculados à natureza e magnitude da atividade, área de inserção e partes interessadas. A adequada gestão de riscos proposta pela Biometria, inclui processos de identificação, análise qualiquantitativa, planejamento e implementação de resposta ao risco e monitoramento. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos, protegendo o empreendimento de passivos ambientais, assim como racionalizando os gastos e as ações ao longo de todas as fases do mesmo.
Caxias do Sul / RS
R. Silveira Martins, 1595
CEP 95082-000
Bairro Cristo Redentor
Xique-Xique / BA
Rua da Vitória, 207
CEP 47400-000
Bairro Centro
Lagoa Nova / RN
Avenida Tereza Patrício, 57
CEP 9678-000
Bairro Vila Nova