Gestão Ambiental de Operação

Supervisão e execução das condicionantes da licença de Operação LO

Após a fase de construção dos empreendimentos, estes devem continuar a serem monitorados ambientalmente durante todo o período de vida. As condicionantes e frequência dos monitoramentos tem semelhança e particularidades entre os diferentes órgãos ambientais brasileiros e seu cumprimento deve ser assumido com responsabilidade, pois a renovação das licenças de operação dependem diretamente do cumprimento das condicionantes.

Execução e supervisão do PBA

A eficácia do PBA (Plano Básico Ambiental) só é garantida por meio da correta execução dos programas ambientais que o compõem. Faz-se necessário, neste contexto, a fiscalização centralizada da aplicação do PBA, por meio de indicadores previamente estabelecidos. A supervisão fornecerá subsídios para a correção da execução ou do planejamento dos programas ambientais. 

Comunicação visual

A comunicação visual tem um forte papel no estágio de operação de um empreendimento, tornando informações complexas em acessíveis, vindo a ser um instrumento de fortalecimento das relações, da representatividade e de mobilização social. A comunicação visual aplicada aos empreendimentos proposta pela BIometria se dá através de material diversificado, tais como, revistas, boletins, folhetos, projeto de sinalética, entre outros conforme necessário, sempre de forma PERSONALIZADA. Neste sentido, comunicação é muito mais do que organizar contatos com a mídia, ou ainda convocar representantes para reuniões de conselho. É preciso um intercâmbio de informações constante, que permita a comunidade a entender e a dialogar melhor com este complexo, e vice-versa, por meio de ações que permitam esse fluxo.

Atendimento de incidentes e emergências ambientais

Incidentes e emergências ambientais requerem rápida e coordenada tomada de medidas, com vistas a reduzir os danos causados ao meio ambiente. Se faz necessário, para tanto, experiência e planejamento nas ações de atendimento, que se realizado incorretamente, pode agravar o impacto ambiental de um eventual incidente ou emergência.

Due Diligence e Compatibilização de Programas Ambientais

A execução das medidas e estudos indicadas como condicionantes de licenças ambientais pode, ao longo do licenciamento do projeto, sofrer desvios de gestão e continuidade que se distanciam das melhores práticas de controle, condução e delineamento, gerando desvios de retidão à condução dos programas, e potenciais riscos a manutenção das licenças.

Este é um cenário comum quando diferentes empresas consultoras assumem a responsabilidade de um processo de licenciamento ao longo do desenvolvimento do projeto, chegando à fase de operação do empreendimento de forma desatualizada, desalinhada, ou indevidamente conduzida. A compatibilização de programas ambientais ao longo do processo de desenvolvimento do empreendimento visa garantir a execução necessária e controlada das condicionantes exigidas em licença, agregando segurança, transparência, eficácia e produtividade aos programas ambientais em curso.

Caxias do Sul / RS

Rua Silveira Martins, 1595
CEP 95082-000
Bairro Cristo Redentor

João Câmara / RN

Av. Antônio Severiano da Câmara, 1983 B - CEP 59062-360
Bairro Centro

w

54 3039.2001 | 54 3039.2002

biometria@biometriars.com.br

Caxias do Sul/RS

Rua Silveira Martins, 1595
CEP 95082-000 - B. Cristo Redentor

João Câmara / RN

Av. Antônio Severiano da Câmara,
1983 B. - 
CEP 59062-360 - B. Centro