Gestão Ambiental de Obra

Supervisão ambiental da obra

A supervisão ambiental de obra consiste no constante acompanhamento das atividades desenvolvidas na implantação do empreendimento, identificando não conformidades, corrigindo desvios, orientando os envolvidos e garantindo o cumprimento das condicionantes da licença de instalação. A supervisão ambiental de obra também atua na resolução de conflitos, prevenção e antecipação de ações que resultem em dano ambiental.

Supervisão e execução das condicionantes da licença de instalação LI

As condicionantes da Licença de Instalação são um compromisso assumido pelo empreendedor perante o órgão ambiental licenciador, sendo que o cumprimento das mesmas permitirá a obtenção da Licença de Operação. Neste cenário é de suma importância a execução e supervisão das condicionantes ao longo de todo o período de instalação, garantindo ainda que o empreendedor não esteja sujeito a penalizações em eventos de fiscalização.

Execução e supervisão do PBA

A eficácia do PBA (Plano Básico Ambiental) só é garantida por meio da correta execução dos programas ambientais que o compõem. Por vezes a responsabilidade pela execução destes programas é distribuída entre os diferentes atores que participam da obra. Faz-se necessário, neste contexto, a fiscalização centralizada da aplicação do PBA, por meio de indicadores previamente estabelecidos. A supervisão fornecerá subsídios para a correção da execução ou do planejamento dos programas ambientais. 

Auditoria Ambiental de Obra

A auditoria ambiental é a ferramenta utilizada para a verificação do atendimento dos requisitos ambientais vinculados ao empreendimento durante a sua fase de instalação, sejam eles expressos pela licença ambiental, legislação vigente, normativas técnicas ou determinados pelas partes interessadas. Requer obrigatoriamente visão ampla e integral da atividade, e contempla análise documental e de campo.

Gestão de Conflitos

A fim de garantir a dinâmica da obra, exequibilidade dos projetos e a plena realização das medidas ambientais previstas, faz-se necessária a gestão de conflitos. Para tanto é necessária a visão multidisciplinar, interlocução com os diversos atores envolvidos no planejamento e implantação do empreendimento, bem como a capacidade gerenciar imprevistos e propor alternativas que conciliem as necessidades técnicas e ambientais do projeto. Esta é uma das especialidades da Biometria que acumula tal experiência ao longo de diversas obras de implantação de Parques e Complexos Eólicos em todo Brasil.

Gestão de Riscos Ambientais

Os riscos ambientais estão vinculados à natureza e magnitude da atividade, área de inserção e partes interessadas. A adequada gestão de riscos proposta pela Biometria, inclui processos de identificação, análise qualiquantitativa, planejamento e implementação de resposta ao risco e monitoramento. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos, protegendo o empreendimento de passivos ambientais, assim como racionalizando os gastos e as ações ao longo de todas as fases do mesmo.

Caxias do Sul / RS

Rua Silveira Martins, 1595
CEP 95082-000
Bairro Cristo Redentor

João Câmara / RN

Av. Antônio Severiano da Câmara, 1983 B - CEP 59062-360
Bairro Centro

w

54 3039.2001 | 54 3039.2002

biometria@biometriars.com.br

Caxias do Sul/RS

Rua Silveira Martins, 1595
CEP 95082-000 - B. Cristo Redentor

João Câmara / RN

Av. Antônio Severiano da Câmara,
1983 B. - 
CEP 59062-360 - B. Centro