Auditoria Ambiental

Laudo de Passivo Ambiental

Trata-se do documento técnico que caracteriza um passivo ambiental, ou seja, um dano significativo ou um risco potencial às propriedades de um bem ambiental. Somente um profissional tecnicamente habilitado tem atribuição para a elaboração de um laudo de passivo ambiental, que pode ser utilizado como instrumento de solicitação de ressarcimento pelo dano ambiental, ou como comprovação de que uma determinada atividade ou operação não está vinculada ao dano ambiental existente.

PCA - Plano de Controle Ambiental

É o conjunto de medidas, programas ou projetos desenvolvidos com o intuito de evitar, reduzir ou minimizar o impacto ambiental decorrente de uma operação ou atividade. Aplica-se na fase de instalação, de empreendimentos ou atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente. O Plano de Controle Ambiental deve ser desenvolvido de maneira apropriada à natureza e magnitude da atividade em questão, devendo ser periodicamente revisado e ajustado com vistas à otimização de seu desempenho.

RCA - Relatório de Controle Ambiental

É um estudo aplicável no licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades na hipótese da dispensa do EIA/RIMA, para obtenção de Licença Prévia (LP). O RCA deve conter informações que caracterizam o empreendimento a ser licenciado, bem como os impactos ambientais decorrentes da atividade e suas ações de mitigação e/ou compensação.

SGA - Sistema de Gestão Ambiental

É uma Estrutura Organizacional que permite às empresas avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços, visando o aumento da ênfase ambiental da organização. A norma ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por regulamentar o sistema, estabelecendo os requisitos de implementação e operação.

SGI - Sistema de Gestão Integrado

O Sistema de Gestão Integrado é a estrutura organizacional que unifica os processos de qualidade, gestão ambiental, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social. A gestão integrada torna mais eficiente a implantação das políticas, objetivos, processos, procedimentos e práticas, na medida que uma organização adere a mais de um sistema de gestão.

Princípios do Equador

São critérios observados por instituições financeiras para a cessão de crédito, a fim de garantir que os projetos financiados sejam desenvolvidos com responsabilidade ambiental e social. Os princípios do equador visam assegurar a sustentabilidade, o equilíbrio ambiental e a ênfase social, de forma a evitar acidentes de percurso que possam prejudicar o êxito dos projetos.

Compatibilização de Projetos e Programas Ambientais

A Compatibilização de Projetos e Programas Ambientais se faz necessária visando garantir a dinâmica da obra de implantação do empreendimento, a exequibilidade dos projetos e a plena realização das medidas ambientais previstas. Para tanto é necessária a visão multidisciplinar, interlocução com os diversos atores envolvidos no planejamento e implantação do empreendimento, bem como a capacidade de gerenciar conflitos e propor alternativas que conciliem as necessidades técnicas e ambientais do projeto. Esta é uma das especialidades da Biometria que acumula tal experiência ao longo de diversas obras de implantação de Parques e Complexos Eólicos em todo Brasil.

Avaliação de Passivo Ambiental

Avaliação de Passivo Ambiental tem por objetivo identificar e mensurar danos infligidos ao meio natural por uma determinada atividade ou pelo conjunto de ações humanas. É um instrumento utilizado por pessoas físicas e jurídicas como medida preventiva na aquisição de áreas, visando garantir a qualidade ambiental do bem. A Norma ABNT NBR 15515 estabelece diretrizes para a avaliação de passivo ambiental em solo e água subterrânea.

Caxias do Sul / RS

Rua Silveira Martins, 1595
CEP 95082-000
Bairro Cristo Redentor

João Câmara / RN

Av. Antônio Severiano da Câmara, 1983 B - CEP 59062-360
Bairro Centro

w

54 3039.2001 | 54 3039.2002

biometria@biometriars.com.br

Caxias do Sul/RS

Rua Silveira Martins, 1595
CEP 95082-000 - B. Cristo Redentor

João Câmara / RN

Av. Antônio Severiano da Câmara,
1983 B. - 
CEP 59062-360 - B. Centro